{foto Lê Buzato}

sexta-feira, 2 de abril de 2010

**Cirque du Soleil** by: QUIDAM~*

**F-A-B-U-L-O-U-S-**


Quidam~*

como vocês já devem saber: é um espetáculo do Cirque criado em 1996 e a palavra "Quidam" vem do latim e quer dizer transeunte anônimo.
”Quidam: um transeunte sem nome, uma figura solitária numa esquina da rua, uma pessoa a passar apressadamente. Podia ser qualquer um. Alguém que chega, que parte, que vive na nossa sociedade anônima. Um elemento na multidão, um entre a maioria silenciosa.
Aquele dentro de nós que grita, canta e sonha. É este o "quidam" que o Cirque du Soleil celebra.”




"Uma jovem mulher está furiosa, e viu tudo o que há para ver, e sua vida está perdendo todo o seu significado. Sua raiva está destruindo o seu pequeno mundo, e ela está no universo do Quidam. Ela se juntou a um companheiro alegre, assim como outra personagem, mais misteriosa, que vai tentar seduzi-la com o maravilhoso,o inquietante e o assustador."




Cirque du Soleil
Quidam-2010
{nós fomos~*}
Mamãe (36a), Juan (8a) e Leonardo (5a)
******
Pausa para papparazzo~*


Leitura do espetáculo

Mal seria preciso mencionar algo, pois qualquer montagem do Cirque du Soleil já fala por si, porém, segundo minha querida amiga e Mestre Professora Cinthia Guidini, o que faz a diferença é o ângulo em que as pessoas que estão observando um mesmo tema que são discutíveis, ou seja é preciso atentar para eles todos.

Primeiro: (confesso: erro meu) putzz, essa foi demais...vocês acreditam que não fosse uma chamada ao celular eu teria perdido o espetáculo que esperei ansiosamente mais de 20 dias para ver? Hummm...estava seguindo a Marginal Pinheiros e passei pela ponte Cidade Jardim, Cidade universitária, Eusébio Matoso.............TUDO RETO!!!! Ja aproximando-se do Morumbi pensei....puxa, parece que mudaram o Villa Lobos de lugar...
Na mesma hora, saquei do radio e liguei para meu marido..."Môôô....ta chegando??" quando eu lhe disse onde estava ele disse "Putzz Syyyyyyyyyyyyyyyyyy!!!!!!!!!!!!! Você ja passou!!!!!!!!!"
Nhâii!!! Imediatamente entreina Giovanni Groncchi e sai no Estadio do São Paulo retornei pela Francisco Morato e consegui chegar a tempo! Aff....tarefa dura para quem não tiver jogo de cintura, hihihihi.....
Sabe que na hora H, eu fiquei bem nervosa, porém confesso que agora, passado o tremor, estou rindo de mim mesma pois com n=tantos anos morando em São Paulo e das inúmeras vezes que fui até o Villa Lobos andar de bike aos domingos, NUNCA, NUNCA HAVIA PERCEBIDO que era preciso retornar o caminho!!! Haja distração. Para quem me ocnhece bem, sabe que essa é uma das tantas características marcantes que possuo, aff, eu tento me livrar dela, porém: ela não me deixa!!!!kkkk............

Segundo: (chegando lá...) imaginem o TRÂNSITO HABITUAL DE SÃO PAULO misturado com o trânsito de feriado em que os paulistanos escolhem para fazer atividades na cidade por julgar (errôneamente, claro) que a cidade estaria vazia...ou seja...o CAOS!! Bem, nessa hora, me culpei por tudo: pelo trânsito, pela distração, por não ter saído mais cedo, por usar maquiagem e principalmente por meu marido estar trabalhando e não poder me acompanhar na maioria dos eventos em que vou sozinha com meus filhos. Bem, passada a fúria momentânea, eu tenho a garra de quem mora em São Paulo e de quem é brasileiro e não desiste nunca. Segui o comboio de carros que se formava no estacionamento do Parque e logo avistei um manobrista explicando que o estacionamento do circo era do outro lado da avenida, ao lado do Carrefour sei la de onde e que as pessoas seriam trazidas para la de micro-ônibus.
Legal é? Ninguém dali pelo jeito foi informado desse trâmite!! Vi as pessoas muito bravas pois faltavam apenas 10 micro-minutos para o espetáculo começar...
Segundo o ditado de que "tudo o que não tem remédio remediado está", fomos em fila indiana de carros de todos os tipos e modelos, mas com um sentimento que nos deixava em pé de igualdade: TODOS NÓS ESTÁVAMOS MUITO P DA VIDAAA!!!
Eu olhei para a carinha de meus filhos e os vi com olhinhos assustados que me diziam "Não vai dar tempo mamãe??"............................................... no comments.
Numa fração de segundos tudo aconteceu: resolvi então pedir ao meu anjinho da guarda que sempre me acompanha sempre em todas as horas de minha vida (vocês podem até rir de mim ou me achar uma cafona, mas isso é verdadiii~*) "aiii meuu anjinho me dê sabedoria para encontrar uma soluçao para isso" seguido da ladainha "Santo Anjo do Senhor..." e então, olha o milagre!!! Do nada um cara desce o gramado do Parque e pega o carro que estava estacionado do meu lado direito!!!! Da para acreditar!!! A vaga era minha!!!! Aiiinn...OBRIGADA MEU ANJO!!! MAIS UMA VEZ E SEMPRE!!! srsrsrsrsr...............
Resumo da ópera: estacionei meu carro, chegamos a tempo sem estar descabelados e ainda deu tempo de gastar R$ 37,00 com pipocas, refri, água e chocolate (quem tem a intençao de ir, esta e a preparação para o bolso número dois, logo mais falarei das demais).
Sentamos e o espetáculo começou. Em ponto. Maldito manobrista que fez as outras pessoas que estavam em seus carros, acreditarem que por ocnta da falta de vagas para todos, o espetáculo começaria com 10 minutos de atraso. Maldito neoliberalismo, as pessoas só visam o fator financeiro da coisa, ninguém quer prejuízo aff!
Minha insatisafação: deveria ser melhor divulgado para o público que o estacionamento dali é para visitantes do Parque ou para quem opta pelo serviço Tapis Rouge e antes de adentrar o Parque, as pessoas deveriam dirigir-se a determinado local. Issa para mim foi uma falha enorme.

Terceiro: (o espetáculo) DESLUMBRANTE. Creio que essa palavra traduz diversos sentimentos e sensações que tive ao ter a oportunidade de assistir ali bem de pertinho, esse que há tantos anos vem encantando pessoas de diversos países, raças e etnias por onde passa.
Começo falando da menininha Zoé. Nome lindo. Ela linda. E sua voz?? Nossa.....imcomparável. O espetáulo mistura tons teatrais, ópera, circo e sociedade contemporânea.
Muito embora seja bastante subjetivo, o espetáculo coloca em pauta uma temática bastante vista nos dias de hoje: a falta de tempo que os pais tem com seus filhos. Isto é bem notado ja no início quando a menininha Zoé brinca de brincadeiras corriqueiras como amerelinha ou corda enquanto seus pais estão sentados lado a lado, porém bem distantes. A mãe afundada em uma melancolia irritante, talvez haja vista a condição em que essa mulher vivia, fazendo o gênero "eu não posso fazer nada para mudar isso mesmo". Enquanto o pai, mergulhado no mundo através das leituras em seus jornais, mal percebeu que o mundo girava a sua volta enquanto estava tão centrado em seu mundo, ou que estava sem sapatos andando de lá para cá, ou até mesmo o fator de que poderia ter muitas filhas ao seu redor ou seja: nada, nada era suficientemente significante para aquele homem.
A pequena Zoé (na idade, porém enorme em seu talento nato) me lembrou muito Linéia nos jardins de Monet, seu jeitinho gracioso com aquela capa de chuva amarela, parecia personagem extraída de contos e fábulas maravilhosas...nunca parei para imaginar que personagens assim poderiam existir de carne e osso. Uma graça!
Sabe...tenho que contar para vocês que por mais que cada espetáculo desses que já vi, uma coisa é sempre muito semelhante: é indescritível o que se sente ao adentrar nesse mundo. Tudo é muito mágico...os sons, os cheiros, as cores, luzes, cenários.........se tem a nítida sensação de estar sonhando....por diversas vezes eu me peguei pensando..."não acredito que isso ta acontecendo comigo"........não tenho palavras para descrever......

Quarto: (ladrão de cena) o clow que mais abaixo eu adc uma foto, na versão montada para o Brasil, está bem mais gordinho, srsrsrsrsr.... Também pudera, passando por tantos países assim, tanta cultura diferente, é um risco ser bom de garfo. Deve dar uma vontade imensa de ir experimentando tudo o que é novidade (com excessão das bizarras) e com uma chegada dessas para ficar um período maior de tempo no Brasil, ahaaa, não tem como só comer sushi né??
Mas essa não é a questão principal que eu gostaria de mencionar: na verdade, vendo o DVD do espetáculo quando chegamos em casa, pudemos notar que alguns atos foram cortados.....humpfts!!!
Nós até vimos menção de que eles existiam, porém não foram apresentados. Bem, é claro que pode-se presumir que as vezes podem acontecer imprevistos como: questões de saúde dos "atletas" (asssim eu chamo os autores e atores), distorção muscular ou algo do gênero, mas a verdade é que o palhaço, muito improvisadamente, mas não com menos talento, graça ou simpatia, literalmente roubou a cena do espetáculo todo com sua brilhante atuação e execução de um ato do qual faria uma enorme falta deixando um verdadeiro rombo no espetáculo como um todo. Foi demais.....ele escolheu a dedo pessoas na platéia e montou uma pequena peça teatral cheia de palhaçadas e baboseiras....o público foi a loucura!! kkkk
Foi demais...

Quinto. ($$$) Prepare-se. O espetáculo é bem caro e as coisas que lá vendem também. A lojinha é de enlouquecer por tudo: tanto pelas belas coisas que ali vendem, como pelo valor a elas atribuídos. Tem de tudo: camisetas (R$ 35 a 45,00), bonés (39,90), chaveiros(25,00), moletom para criança (119,00), uma bola linda para colocar no retrovisor do carro (70,00), DVD's (em média 50,00). Bem, se estiver com pouca verba disponível, vale a pena comprar uma foto-lembrança por R$20,00 e é bem bacana. Humm, também vale a pena levar máquina fotográfica para tirar umas fotos legais, tem vários ambientes que propiciam a isto. Eu tirei poucas pq na verdade, com criança pequena, eles corriam de cá para lá e eu tinha receio de perdê-los de vista.
Bem, se eu não os convenci ainda a assistir essa montagem, leia um pouco mais sobre abaixo ou entrem no site do Cirque du Soleil {http://www.cirquedusoleil.com/world/pt/br/index.asp} e conheça mais a respeito. Eu recomendo~*

******



ESTRELANDO~*





Zoé (criança)

Uma pequena jovem, aborrecida, mas curiosa. Anseia por diversão e entusiasmo, mas acredita que está tudo fora do seu alcance.





The Target

A graciosidade em movimento, o Alvo escolhe viver num espaço vazio, presente e ausente em simultâneo, tornando-se durante algum tempo companheiro da jovem Zoé.




O Palhaço

Visão contemporânea do que é um palhaço, traz números subversivos e irreverentes, em que a audiência participa, conta a sua própria história. Confere ao espetáculo a alegria, o burlesco e a linguagem livre característicos. Nos faz recordar que neste mundo colorido, impetuoso e louco, o circo é, eternamente, um espetáculo universal.




John

Com seu penteado exótico, John é uma espécie de animador circense. Estranho e encantador parece ser parte um personagem de televisão, parte um professor substituto com o seu próprio plano de uma lição de traição. É um circum-navegador em viagem misteriosa.








Aviador

O Aviador tem asas esqueléticas, mas ainda não parece estar pronto para voar. Talvez não saiba que tem asas. Talvez saiba que tem asas, mas não consiga voar. Talvez, como Ícaro, tenha tentado e falhado. Ou talvez só queira fugir deste mundo e dos seus problemas.


Boum-Boum

Agressivo e psicologicamente forte, é um solitário. Seu corpo sobrevive apenas porque a sua alma recusa-se a deixá-lo.




ATOS~*




Statue – Vis Versa
Sem perder o contato um com o outro, dois artistas movem-se de forma quase imperceptível, realizando movimentos que revelam extremo sentido de equilíbrio. Número que alia sensibilidade e poder de concentração em busca da perfeita harmonia, conquistou o Palhaço de Prata, em 2000, no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo





Spanish Webs
Quebrando a tradição, Quidam mostra as cordas lisas como um bom ato do grupo. Artistas voando sob o palco, acoplados em um cabo especial como um teleférico. De repente, o tempo parece ter parado, e os acrobatas individualmente ou em grupo, são lançados no vácuo, amarrados apenas pelas cordas em volta da cintura ou tornozelos.



Skipping Ropes
Dança, acrobacias e manipulação inspiraram o Cirque du Soleil a transformar esta conhecida brincadeira de crianças num efeito coreográfico. À medida que as cordas marcam o ritmo, 20 acrobatas dotados de excepcional capacidade de coordenação e ritmo, executam uma corrente seguida, a solo, em duos ou em grupo, de saltos e dança.





German Wheel
Criada a partir de um exercício alemão de ginástica, a roda é elevada a um grau absolutamente inovador. E Shayne transforma-se num raio humano enquanto roda, gira, rodopia e a manobra, executando saltos mortais e acrobacias que desafiam as leis da gravidade.



Diabolos
O diabolo, ou ioiô chinês, é um jogo infantil que se transformou em arte. Quatro jovens artistas chineses equilibram e manuseiam um carretel num fio sustentado por hastes, tentando superar um ao outro. Número de destreza e talento, premiado com a Medalha de Ouro do Festival do Cirque de Demain, em Paris, 1995.




Aerial Contortion in Silk
Uma coluna de tecido vermelho suporta e embala a contorcionista Anna, em um número que alia a intensidade, força e graça de seus movimentos a belos efeitos visuais. .




Cloud Swing
As técnicas do trapézio e da rede espanhola combinam-se neste ímpar e audacioso número. A artista lança-se numa série de mergulhos e rodopios bem acima do palco.





Banquine
A agilidade do corpo humano é reverenciada neste número originário da Idade Média, a partir da tradição acrobática italiana. Quinze artistas realizam seqüências acrobáticas e formam pirâmides humanas em ação sincronizada. Premiado em 1999 com o “Palhaço de Ouro”, no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo.





Aerial Hoops
Em arcos suspensos acima do palco, os artistas giram e contorcem-se no ar, realizando proezas com graciosidade e destreza.
******
Uma recomendação e tanto...
Vale a pena
Beijokas,
**Ximonii**








Um comentário: