{foto Lê Buzato}

terça-feira, 13 de julho de 2010

**Cuidando de vidas e de almas**

No dia 25 de junho de 2010 tive uma grata surpresa, dessas que a gente não espera em momento algum.

Bem, depois de trabalhar o dia todo, eu e minha amiga Tânia nos encontramos na casa dela e fomos até a Livravia Cultura na Avenida Paulista para o lançamento do livro do Gabriel Chalita com Padre Fábio de Melo, intitulado "Cartas entre amigos - sobre medos contemporâneos".









Tenho pessoas amigas dizendo que as minhas passagens mereciam um quadro já extinto no Fantástico, mas que muito ainda lembram...Tratava-se da Denise Fraga percorrendo trajetos de histórias curiosas e engraçadas que os telespectadores enviavam para ela, srsrsrsrsr......Dentro dessa perspectiva, esta também não poderia ser diferente (muitos risos).




Saímos correndo e atrasadas e, seguimos para lá, com um transito infernal, bem típico do horário do rush (e não trata-se daquela maravilhosa banda) e assim que botamos os pés no estacionamento da Livraria Cultura.....................................{HUMPFTSSS}.....................








MINHA AMIGA ESQUECEU A BOLSAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aiiii Deus! Nada poderia ser mais inconveniente.....imagina nós duas, sem lenço e sem documento, em plena Paulista, sem um tostão furado no bolso! Gente essa foi de matar!!!!



Bem, para tentar "consertar" isso, fui, com toda minha classe e elegância, falar com o gentil cavalheiro do caixa. Aiii que vergonha, mas eu tinha que lhe explicar que éramos pessoas idôneas e que não tínhamos a menor intenção de lesar quem quer que fosse. Expliquei-lhe que éramos professoras e que, na pressa, esquecemos a bolsa na casa de minha amiga. Foi um mico sem-precedentes, mas tive que encarar. Graças a Deus que sou cara de pau né gente, pois não vejo minha amiga fazendo um papel desses, srsrsrsr.................


Resumo da ópera: passei no caixa 24 horas, e vi que tinha saldo disponível apenas para tomarmos um café porque também né...ir até a Livraria Cultura e não tomar um café em meio àquelas leituras magníficas, é pura covardia! Mas não dava nem para pagar a conta enorme do estacionamento que, humpfts..........ficou pendurada...






Resolvida essa primeira situação, seguimos para o interior do Conjunto Nacional e de fora já era possível enxergar, um imensa fila, saindo de dentro da livraria. Eu nem acreditei. Se eu estivesse sozinha, com toda a certeza do mundo, daria meia volta e iria embora. Mas pela minha amiga, fiquei. Três longas horas de pé. Aguentando firme e forte até que nos últimos momentos. Não aguentando mais, sentei num lugar bem simpático reservado para crianças folhearem livros e soltarem sua imaginação e então, me deliciei com páginas recheadas e bordadas de Clarice Lispector. Só isso mesmo que me fez suportar tamanha espera.




Bem próximo a eles, tiramos fotos e na saída do local (já com a livraria fechada), minha amiga, virou-se para mim e me deu, carinhosamente, o livro autografado pelos autores que ela comprou para ela. Eu nem vi quando ela pediu que os autores escrevessem meu nome no livro! Foi uma surpresa enorme!

Isso foi muito além do presente, pois para mim, foi o gesto inesquecível...Além das duras horas que enfrentamos na longinqua fila, que eu achava estar fazendo um sacrifício pela minha amiga, no entanto, ela se sacrificou por mim! Ainda mais se tratando desse livro em especial, cheio de simbologias e de afeto, as leituras levam significados cheio de ternura, cumplicidade e desprendimento, bem coisa de irmão mesmo. Só quem ama outra pessoa de verdade seria capaz de oferecer algo tão despretenciosamente para a outra pessoa. Eu jamais me esquecerei disso...




E jamais me esqueci mesmo...

Já nos últimos dias de aula antecedendo o recesso de julho, fui doar sangue. Chegano lá, fui abordada por um homem o qual me perguntou se a minha doação era voluntária. Disse que sim e imediatamente já sacando de uma caneta, acreditando que ele fosse me solicitar que doasse em nome de alguém. Só que para minha feliz surpresa, esse homem era um bombeiro, que estava ali para uma campanha de doação na qual os doadores voluntários eram presenteados com uma camiseta dos bombeiros, tendo que ser retirada lá no batalhão. {!!!!!!!!!!!!!!!}

Para quem nada sabe {e a maioria não sabe mesmo}, minha amiga Tânia, aquela mesma da história do livro do Chalita, AMAAAAA os bombeiros!!!! Fiquei tão, mas TÃÃÃO feliz que isso aconteceu, pois percebi que havia chagado a hora de contribuir com o gesto nobre de minha amiga. De lá do Hospital mesmo, liguei para minha amiga e perguntei-lhe o que faria no próximo findê. Marquei no domingo de passar na casa dela e disse-lhe que tinha uma surpresa. É evidente que ela ficou muito curiosa, mas eu conseguiiii me conter e não lhe conteiii nada, srsrsrsrrs....

Chegado o domingo, aliás lindo domingo de sol que Deus preparou para esse nosso encontro, cheguei na casa da Tânia, com a Fer, uma outra grande amiga, e meus filhinhos e seguimos então para a tão famigerada surpresa, eu, Fer, Tânia, Ananda, Léo e Juan. No caminho, é claro, minha amiga estava até meio tensa (deveria estar pensando "o que essa louca vai me aprontar?") e acredite se quiser: sem saber de nada, ela começou a falar dos bombeiros!!!! Olha só que coisa, a energia estava tão forte que minha amiga "sentiu" as vibrações, srsrsrrs...."Física Quântica", ahahaaa.....

Ela não quis vendar os olhos e então chegamos defronte ao batalhão e ela começou a brincar "não me diga que você vai me levar para conhecer o Batalhão do Corpo de Bombeiros"srrsrsrsr....Respondi: "vou!"..................................

Ela arregalou tão grande aqueles dois olhos de japonesa, que parecia mais ocidental do que eu, srsrsrsrsrsr......................e quem tem olhos verdes ainda por cima, sob fortes emoções ficam mais verdes do que nunca!!!

Entramos, conhecemos, tiramos fotos e a alegria foi contagiante e geral..com certeza um momento inesquecível para todas nós! Ops...e para as crianças também!!!

No fim, a camiseta que eu ganhei dos bombeiros, eu dei com todo carinho para minha amiga, tal qual foi o dela por mim quando me deu seu livro na noite de autógrafos. Esses pequenos gestos, com certeza, marcam e formatam as pessoas para sempre.......................

Um beijo enorme amiga querida........................

Obrigada por existir em minha vida!

Syy





















































2 comentários:

  1. Eu te amo, eu te amo, eu te amooooooooooooo.................
    Eu te amo, eu te amo, eu te amooooooooooooooooooo........

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acho que você tem que dividir esse blog comigo... de 10 postagens sou citada em 7! rssssss Acho que uma é muito presente (ainda bem) na vida da outra... Obrigada pelos momentos que me proporcionou!!!! Beijoss TAM

    ResponderExcluir