{foto Lê Buzato}

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

RETRÔ 2009



ÔoooOOOooo aninho difícil hein!






Graças a Deus ja acabou e estamos ai, entrando novo ano que vem nascendo e com esses números ainda por cima!! Só podem vir coisas boas por ai...



2010 tem em sua soma o belo número 3. Como se não bastasse a combinação "vinte-dez" ser um número cabalístico, não é preciso nem bola de cristal para "adivinhar" isso, sua soma porém obtém-se um número 3 que no mundo do misticismo e espiritualidade tem muitos significados: pai, filho e espírito santo; 3 marias; três reis magos; 1 é pouco, 2 é bom e 3 é bom demais rsrsrsrrs; enfim, quero partir desse princípio para acreditar que este ano tem coisas boas reservadas a todos nós.



2009 foi um tanto complicado, muita pressão com faculdade, trabalho, família enfim...graças a Deus tudo na vida passa e sou uma pessoa que tem uma certa facilidade em virar a página. Apesar de ter-me decepcionado com pessoas próximas, no campo pessoal e profissional, confiei em pessoas erradas e remoí por coisas que não valem a pena, hoje já vejo tudo tudo o que passei por uma fase de amadurecimento e posso dizer que centralizei meu foco e sei muito mais o que quero para mim, aprendi dizer "sim" e "não" com convicção de que não estou fazendo isso para agradar nada nem ninguém.


Não me projeto em ninguém tão pouco me coloco em posição de vítima, tenho consciência de que se a vida me colocou frente a frente com meus maiores medos é por que também falhei em algum momento. Deixo o perdão para Deus pois sou um ser humano dotado de defeitos e qualidades, portanto tenho a humildade de me colocar no lugar dos outros e tenho certeza que o famoso jargão "aqui se faz, aqui se paga", "tarda, mas não falha".


O que resta de tudo é o que realmente é importante, o negócio é levantar e sacodir a poeira e dar a volta por cima, retomar, porém de uma outra forma pois de nada adianta para evolução espiritual manter-se na mesmice.


De um modo geral, posso dizer que nem tudo foram desafetos. Por outro lado, estive ao lado de pessoas encantadoras, conheci outras interessantíssimas e tive a oportunidade de estreitar laços com outras das quais me orgulho.


Tenho a família mais maravilhosa da face da Terra e agradeço a Deus a cada minuto da minha existência por ter-me propiciado a isso.


Na área profissional, foi um ano muito produtivo e de criatividade acelerada, segundo a numerologia e o tarôt, "vinte-dez" é o ano em que estou mais propensa a exercer minha criatividade, imaginação e o ano em que me realizarei profissionalmente. Vontade não falta, srsrsrsr....


Durante o mês de janeiro, irei postar alguns trabalhos que realizei em 2009, por isso o título deste post "Retrô 2009" a intenção não é transformar este espaço em um divã e sim poder contribuir com minhas experiências claro, e sperando que as pessoas gostem de meu trabalho, porém sei que nem Cristo quando veio agradou a todos, rsrsrr.....








Vejo vocês por ai...


SUPER "VINTE-DEZ"






Syy Olivier




******




Cortar o tempo




"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,


a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.


Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.


Doze meses dão para qualquer ser humano se


cansar e entregar os pontos.


Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,


com outro número e outra vontade de acreditar


que daqui pra diante vai ser diferente..."




Carlos Drumonnd de Andrade

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Você tem sede de quê?

Você já se fez essa pergunta?



"O QUE DESEJO PARA 2010?"



Estamos já em cima da hora, porém ainda dá tempo para refletir, fazer um balanço geral do ano que se finda e recarregar as energias e a esperança para o ano que vem nascendo.

É como se, nesse momento mágico da virada, nossos corações se preenchessem de um otimismo inabalável, como se pudéssemos nos tornar tudo aquilo que almejamos nessa fração de segundos que permite "transpassar" de um ciclo para o outro, levando consigo aquilo que é importante e deixando para trás o que os entristece.

Para tanto, já vi ao longo desses anos, mandingas e crendices que as pessoas fazem no dia ou hora da virada que, com um toque de encantamento, podem trazer energia positiva e quem sabe, ajudar a realizar alguns sonhos.

Bem, para aqueles que já tem como regra entrar o Ano-Novo com o pé direito, fazer algumas simpatias poderá ser no mínimo divertido não é?

Então, arregace as mangas e voilá:


**FELIZ 2010!!**!!






LENTILHAS: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.


ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.



BAGOS DE UVA: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.

CARNE DE PORCO: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.

NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.



A MODA MUDA PRA DAR SORTE



CALCINHA OU CUECA NOVAS: Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro.



ROUPA BRANCA: é um hábito relativamente recente, trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.

QUALQUER PEÇA AMARELA: pode ser uma peça íntima, um lenço, uma faixa ou um pequeno lacinho amarelo (que deve ficar sempre na sua bolsa). O amarelo representa o poder do ouro e, dizem, atrai dinheiro.

UMA NOTA DE DINHEIRO DENTRO DO SAPATO: os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.

LENÇÓIS NOVOS: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.



OS CUIDADOS COM A CASA


A casa deverá ser limpa, varrendo-a de trás para frente, e o lixo deve ser deixado fora. As vassouras devem ser queimadas e as cinzas enterradas.

Nada quebrado deve ser deixado na casa (jarros de planta, garrafas, copos, pratos e espelhos).


Lave os batentes da casa com sal grosso e água, ou água do mar.
Borrife a casa com água-benta nos quatro cantos. O ideal é pintar toda a casa, colocar lâmpadas novas (não deixar lâmpadas queimadas).


Verifique se os sapatos estão em ordem e se as roupas não estão pelo avesso.


As flores da casa devem ser amarelas para chamar ouro.


As portas e janelas das casas devem estar abertas e as luzes acesas.


Tudo isso atrai boa sorte e bons fluidos no Ano Novo que vai chegar.




À MEIA NOITE, DEPOIS DOS ABRAÇOS

PULAR SÓ COM O PÉ DIREITO: atrai boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

JOGAR MOEDAS, da rua para dentro de casa. Atrai riqueza para todos que moram no lugar.

DAR TRÊS PULINHOS, com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

SUBIR NUM DEGRAU numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.

FAZER BARULHO: Os povos antigos acreditavam que afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

ACENDER VELAS NA PRAIA ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, dia o candomblé. (CRUZ,89).

Há ainda o costume de receber o Ano Novo, à meia-noite, com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música.



PARA TER SAÚDE E DINHEIRO O ANO TODO


Para ter paz, saúde, aumentar o dinheiro e preservar a harmonia no lar o ano todo, vale a simpatia das três rosas brancas.
Pegue três rosas brancas, e coloque-as em um vaso virgem branco ou de vidro transparente. Coloque dentro dele seis moedas, uma cebolinha, água e deixe ficar assim durante sete dias.
Depois dos sete dias, troque a água, tire a cebolinha e troque as rosas. Só deixe ficar as moedas.
Essa prática deve ser repetida de sete em sete dias, de preferência nas sextas-feiras, o ano todo.



PARA NUNCA FALTAR DINHEIRO

Compre um lenço e na noite de 31 de dezembro, exatamente na hora da passagem do ano novo, molhe-o e coloque-o para secar. ......Antes de o sol nascer, recolha o lenço e amarre dentro dele alguns níqueis. Só abra esse embrulho na meia-noite do próximo 31 de dezembro. Daí para frente, nunca mais há de faltar dinheiro.



SUPERSTIÇÕES

1 - Não passe o Ano Novo com os bolsos vazios.

2 - Coma doze uvas verdes, à meia-noite do Ano Novo, para ter dinheiro em todos os meses do ano.

3 - Guarde em lugar seguro, para ninguém achar, a tampa da garrafa de "champangne", que tenha feito muito barulho, usada na festa de Ano Novo, chama dinheiro.

4 - Defume a casa, na véspera do Ano Novo, com um defumador feito com carvão, xerém e açúcar. Além de chamar sorte e dinheiro, tira, também, o azar do ano velho.


5 - No dia de Reis (6 de janeiro), coloque três caroços de romã dentro da carteira, para ter dinheiro durante o Ano Novo.

FONTE DO TEXTO:
http://www.mulherdeclasse.com.br/simpatias%20para%20o%20ano%20novo.htm

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

*Aniversário do meu amor*


Essa misteriosa luz,
lá adiante, luminosa,
aparece quando quer
de forma tão caprichosa
levou um poeta a escrever
de maneira apaixonada:
"nunca digas nunca
nunca digas sempre"
Mas, não estou de acordo;
meu coração não mente
Digo que nunca vou te esquecer
e que vou te querer sempre, sempre!
"Hoje sei que antes de ti,
As alegrias passadas
eram meias-alegrias,
Felicidade desperdiçada..."

"Amar-te é sentir teu perfume
mesmo quando não estas aqui
e começar a sentir saudades
mesmo antes de ver-te partir"


"Amar-te é compreender que, na vida, pequenas e grandes coisas ocorrecoisas que antes desconhecia."


"É desfrutar da clausura
de estar preso nesre céu
é entregar-me a tortura
de teu feitiço certeiro:
ao dizer-me o que querias.
fizeste-me teu por inteiro"

(textos extraídos do livro:"Só tu serás o meu amor" de Antonio Mateo Allende)



******


Hoje, dia 28 de dezembro de 2009, meu amor, Jê como carinhosamente o chamo, completa suas 46 primaveras.

É engraçado como, quando eu tinha 16 anos (idade em que começamos nosso namoro), eu já imaginava envelhecer ao seu lado. Os anos vão chegando, com eles fios brancos aumentando, e seu rosto já demonstram sinais de cansaço.

Para mim ele continua a ser o homem mais lindo da face da Terra, mais charmoso, amigo, confidente e um pai maravilhoso.

Muito obrigada meu amor por todos estes anos trilhando juntos a longa jornada da vida.

Muito obrigada pela dedicação e todos os momentos que estivemos juntos inabaláveis...

Não seria quem sou sem você ao meu lado.





E se ainda hoje eu não te disse...

{Amo você}





♥♥ Syy Olivier ♥♥




*****



Uma música que não tem jeito...por toda nossa vida iremos nos lembrar...
Nos lembrar de um tempo em que éramos inocentes.
Nos lembrar de todos nossos sonhos e planos.
Nos lembrar do quanto nossa felicidade era traduzida em nosso mundinho e nada mais. Nos lembrar do quanto fomos cúmplices e hoje mais ainda, por tudo o que já passamos e conquistamos.
Nos faz olhar para trás e perceber o quanto nosso amor amadureceu e devemos nos fortalecer cada vez mais e sempre pois já temos outras pessoas habitando nosso mundinho. Presentes de Deus.
Muito significativa esta música. Faz sentir saudades~*



{O mundo anda tão complicado*Legião Urbana*}





































♥ ♥ ♥



















**Aquecendo os motores**


Iniciarei nosso espaço com um texto do qual eu adoro e que, oportunamente eu sempre o divulgo pois trata-se de algo que acredito plenamente: a elegância se nutre do comportamento das pessoas o que vai muito além do modo como elas andam ou comem.


O texto faz menção a um dom que as pessoas possuem, o qual eu atribuo ao famoso e velho "Bom Senso". O bom senso não pode ser adquirido. As pessoas o possuem ou não. Não é algo que possa ser apreendido. O bom senso já nasce com o indivíduo. As pessoas o possuem ou não. Para tanto, uma boa dose de elegância para vocês.
*****

"A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO"



"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

É um dom que vai muito além do o uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.

É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo.

Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.

Oferecer flores é sempre elegante. É elegante não ficar espaçoso demais.

É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer... porém, é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros.

É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.

É elegante retribuir carinho e solidariedade. É elegante o silêncio, diante de uma rejeição... Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.

Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. É elegante a gentileza. Atitudes gentis falam mais que mil imagens... Abrir a porta para alguém é muito elegante...
Dar o lugar para alguém sentar... é muito elegante!
Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma...
Oferecer ajuda, é muito elegante...
Olhar nos olhos ao conversar é essencialmente elegante... Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social. Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso."

*****

Adaptação de texto extraído do Livro: EDUCAÇÃO ENFERRUJA POR FALTA DE USO [pintor francês e deficiente físico, Henri TOULOUSE LAUTREC (1864-1901), por ex-alunos da FAAP.Extraído do site: http://www.aaafaap.org.br/quem_somos/quem_somos.htm, em 28/12/2009.
Em outras oportunidades, navegando pela net já li este mesmo texto atribuído a autoria da minha querida Martha Medeiros. Sinceramente não sei a procedência pois nunca li nenhuma obra dela na íntegra, somente textos complementares.

Quem souber, fique à vontade para me corrigir, pois terei prazer em fazer as justas e devidas correções.

Obrigadinha, Syy ~*